Digitalização para crescer: o profissional liberal no mundo online

Se você tem um negócio, várias opções de digitalização já podem ter ocorrido a você.

E mesmo que você saiba que uma transformação digital é necessária para aumentar a produtividade e evitar ficar para trás dos concorrentes, é provável que ainda tenha dúvidas sobre sua profundidade.

Então, você quer saber algumas das vantagens que a digitalização pode lhe oferecer? Vamos ver algumas delas:

1. PRESENÇA DIGITAL

Esta é provavelmente a vantagem mais visível. A presença na Internet, por meio de ferramentas como lojas online, redes sociais, blogs, páginas corporativas, etc., multiplica a visibilidade da empresa e dos canais de vendas.

Por outro lado, para algumas empresas, essa presença é o foco de sua estratégia digital, e elas até mudaram seus negócios das formas tradicionais para o comércio on-line, com tudo o que isso implica.

2. A DIGITALIZAÇÃO PERMITE NOVOS CANAIS DE CONTATO COM O CLIENTE

Da mesma forma, a presença digital não apenas abre canais de vendas, mas também novas maneiras de se comunicar com os clientes. E-mail, aplicativos, redes sociais… hoje em dia, os clientes de qualquer empresa com presença digital têm várias maneiras de entrar em contato com a empresa.

Esta é outra maneira de aumentar as vendas, lealdade e fidelidade do cliente, mas também implica novas responsabilidades. E é por isso que fornecer serviços a todos esses novos canais de comunicação requer fazer as coisas direito.

3. A DIGITALIZAÇÃO COLOCA O CLIENTE NO CORAÇÃO DO UNIVERSO

Para algumas pessoas, será mais um inconveniente do que uma vantagem, mas não é!
A transformação digital envolve colocar o cliente no centro do negócio e, embora isso envolva trabalho e responsabilidade, também oferece vantagens significativas.

Um deles é descobrir suas opiniões. Contatos como os estabelecidos em redes sociais ou pesquisas de opinião e sites facilitam a tarefa sempre importante de descobrir o que os usuários pensam sobre nossos produtos ou serviços.

O outro é a necessidade constante de melhoria. A proximidade com o cliente implica essa responsabilidade. Ao mesmo tempo, todos os dias temos novos meios tecnológicos ao nosso alcance que nos oferecem novas opções para melhorar a experiência do cliente.

É verdade que às vezes custará esforço e investimento econômico, mas, agindo sabiamente, o resultado será o progresso do nosso serviço e da nossa empresa.

4. A DIGITALIZAÇÃO PERMITE A MELHOR TOMADA DE DECISÕES

A digitalização anda de mãos dadas com o gerenciamento de dados, dados são conhecimento e conhecimento leva a melhores decisões.

A digitalização dos negócios possibilita, como vimos nos parágrafos anteriores, ter contato contínuo com o cliente, e isso nos permite conhecê-lo melhor. Mas esse não é o ponto principal.
Algumas empresas vão mais longe e aplicam Big Data ao tomar todos os tipos de decisões que afetam quase todo o negócio (marketing, processo de produção, etc.).

5. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Esta é provavelmente a coisa que mais lhe preocupa. Pense nisso. Você tem mais informações, o que lhe permite tomar melhores decisões, e ferramentas tecnológicas para facilitar seu trabalho.
Quando usada de forma inteligente, a digitalização dos negócios pode levar a um aumento significativo na produtividade e pode reduzir alguns custos. A tecnologia ajudou as empresas a melhorar nessas áreas ao longo dos anos. A digitalização também pode fazer isso.

6. INCENTIVA A INOVAÇÃO

A transformação digital nos força a agir. E assim que o movimento começar, a inércia tornará mais difícil parar.
A digitalização dos negócios geralmente leva a uma dinâmica de inovação que permite que ela esteja mais consciente das novas tendências e das possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias.

Além disso, também pode ajudar a promover a inovação entre os membros da equipe (se eles puderem usá-la). A inovação não dependerá apenas da digitalização, mas também ajudará a alcançar isso.

7. FACILITA A COMUNICAÇÃO

Tanto através do alinhamento de metas quanto da abertura de novos canais de comunicação, a digitalização dos negócios melhora a comunicação interna.
Podemos observar isso tanto através do trabalho em equipe que será necessário para implementar medidas de transformação digital, quanto através de escolhas básicas como implementar um bate-papo interno.

8. MELHORA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO

As possibilidades que a digitalização oferece em uma empresa abrangem muitas áreas, e uma delas é a melhoria das condições de trabalho. No entanto, novas opções de emprego, como horários de trabalho flexíveis ou teletrabalho, precisam do apoio da digitalização para poder realizá-las. Sem isso, seria muito mais difícil, ou mesmo impossível.

E, por outro lado, melhorar as condições de trabalho oferece múltiplos benefícios, não apenas para os funcionários, mas também para a empresa. Isso ajuda a diminuir a rotatividade de empregos e aumentar a retenção de talentos.
As novas gerações de trabalhadores (os chamados millennials) exigem digitalização em seus empregos. Se isso não for oferecido, provavelmente será muito menos interessante.
Por fim, a digitalização dos negócios nem sempre é um processo simples, mas pode trazer grandes benefícios. Além disso, o mercado força isso e a empresa que não o fizer provavelmente terá problemas em manter sua competitividade.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também

Galeria

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio