8 Formas de Reduzir os Custos da Sua Empresa

A crise que afetou a economia deste país também afetou os custos de muitas empresas. Num cenário tão incerto, os gestores devem reavaliar os seus negócios e procurar ultrapassar estes momentos de turbulência, mantendo ao mesmo tempo a saúde dos seus negócios.

Aumentar os lucros através da redução de custos é essencial para este processo. No entanto, muitos líderes não sabem como identificar despesas que podem ser reduzidas, isto deve ser feito de uma forma planejada e organizada.

Neste artigo, você aprenderá sobre como reduzir os custos do seu negócio e, ao mesmo tempo, aumentar o lucro.

1. Estude seus números

É normal que uma empresa preste atenção a índices externos, como indicadores de mercado ou previsões de crescimento, por exemplo. No entanto, a maior fonte de informações para a tomada de decisões vem de sua própria empresa.

É por isso que é muito importante ter acesso aos indicadores disponíveis. Você poderá então tomar decisões importantes, como a descontinuidade de um produto, por exemplo.

2. Estabeleça metas para reduzir os custos

Identifique todos os seus custos e despesas nos últimos seis meses. Após a análise, estabeleça metas de redução para cada item. Esta previsão de custos deve ser feita mensalmente.

Além disso, você deve acompanhar os custos regularmente, comparando sua previsão com o que foi realmente gasto mês a mês, verificando se seus objetivos foram alcançados. Caso contrário, você deve analisar o que pode impedir que seus objetivos sejam alcançados.

3. Avalie a qualidade de seus processos para reduzir os custos

O seu produto final é a soma de diferentes esforços chamados processos. Garantir a sua eficiência pode aumentar os lucros do seu negócio.

Processos mal concebidos podem absorver recursos valiosos do seu negócio. Avalie quanto custa cada um dos seus processos e se estão alinhados com os objectivos da sua empresa. Calcular o ROI (Return On Investment= Retorno sobre Investimentos) de um processo pode ajudar a medir seus resultados.

4. Cuidado com as impressões falsas

Um grande volume de vendas não significa necessariamente grandes lucros. Muitas vezes, o aumento das vendas dá uma imagem de prosperidade, enquanto os gastos consomem todos os lucros.

Para obter resultados reais, as despesas devem ser utilizadas de forma eficaz. Você pode fazer isso otimizando o ROI de suas campanhas e melhorando seus procedimentos e métodos internos.

5. Converse com seus fornecedores sobre seus custos

Uma maneira de economizar sem afetar a estratégia de sua empresa é renegociar o custo de suas próximas compras com seus fornecedores ou procurar novos parceiros.

Da mesma forma que os consumidores optam pelas promoções dos supermercados, as empresas têm de optar por parcerias estratégicas neste momento de recessão.

No entanto, tenha cuidado para não prejudicar a qualidade do seu produto final. Escolha empresas que ofereçam o mesmo nível de qualidade que os seus clientes esperam.

6. Analise seus custos em porcentagem

Ao analisar os seus custos, use porcentagens em vez de montantes. É melhor fazer isso porque se suas vendas aumentarem, mas um custo permanecer constante, esse custo agora representa uma porcentagem menor de seu volume de vendas.

Por outro lado, se o seu volume de vendas permanecer constante, você pode aumentar os lucros reduzindo o custo de um item específico. Desta forma, pode visar dois objetivos: reduzir despesas específicas e aumentar a produtividade ao mesmo tempo.

7. Evite desperdícios

Quando falamos de desperdício, não estamos falando apenas de eletricidade ou água; qualquer recurso mal utilizado pode ser considerado uma perda.

A sua empresa deve perguntar-se: como podemos produzir da mesma forma, gastando menos?

Nenhuma despesa deve ser subestimada. Afinal de contas, é óbvio que pequenas poupanças podem fazer a diferença a longo prazo.

8. Treine Seus Funcionários Para Reduzir Custos

Antes de recorrer à forma mais fácil de reduzir custos (demissão de pessoal), pergunte-se sobre a produtividade da sua equipe ou à sua falta de produtividade.

Baixa produtividade rebaixa a atividade de sua empresa e pode ser o resultado de erros no treinamento de seus funcionários, por exemplo. É por isso que você deve descobrir como tornar sua equipe mais eficiente.

Lembre-se de que as crises econômicas são cíclicas e as estratégias de redução de custos executadas durante esses períodos podem ser benéficas para sua empresa no futuro.

Nenhuma destas medidas deve ser vista de forma negativa. Elas são simplesmente necessárias para a reorganização.

É importante que a sua empresa tenha acesso aos dados internos para tomar as decisões certas. É por isso que você deve investir em tecnologias que possam melhorar a gestão de seus negócios.

Compartilhe: